domingo, 9 de agosto de 2009

Local de crime é tomado pelo fogo

Daniela Pereira
Fotógrafo: Vaner Casaes


Com o objetivo de amedrontar a comunidade, na manhã de ontem, supostos traficantes da Rua Sucupira, no bairro de Santa Cruz, atearam fogo na residência onde três homens foram mortos em confronto com policiais na noite da última quarta-feira. Segundo relatos de testemunhas, cerca de seis homens chegaram atirando nos cadeados da casa e como não conseguiram entrar, incendiaram o imóvel. Para controlar o fogo, duas equipes do Corpo de Bombeiros e Policias da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram deslocadas para o local. Não houve vítimas.
Totalmente destruída, a residência era propriedade de uma senhora identificada como Iolanda Carvalho. Os dois cômodos da casa, assim como os móveis, foram tomados pelo fogo. No momento da invasão, havia duas pessoas dentro de casa, que conseguiram fugir para residências de parentes, no 2º andar. Com a ajuda de uma escada e da vizinhança, o Corpo de Bombeiros retirou os donos da casa sem nenhum ferimento. Assustados, os moradores não deram informações aos policiais e nem à imprensa, apenas afirmaram que seis homens atiraram nos cadeados e colocaram fogo na casa.
De acordo com major Gildemar de Almeida Gualberto, comandante da 40ª CIPM, há suspeitas de que traficantes da comunidade estariam envolvidos no caso, em resposta à morte dos três elementos no local. “Suspeitamos que eles acham que dona Iolanda denunciou que os elementos estivessem escondidos aqui, por isso, fizeram isso na residência dela, como uma forma de amedrontar a comunidade. Mas ainda é muito cedo para afirmar qualquer situação”, declarou o major. Moradores da região, lançando mão do anonimato, ainda disseram que temem que a invasão tenha sido promovida por policiais, em busca de novos suspeitos ou até, na intenção de “mostrar força”, após denúncias de truculência da ação.
Segundo a versão da polícia, pouco antes dos três elementos serem baleados dentro da casa, policiais receberam uma denúncia de que traficantes estariam ameaçando e invadindo casas de moradores. Uma viatura teria sido recebida por seis homens que dispararam contra a guarnição, atingindo na perna o tenente Bruno Pimentel Garrec. Viaturas das Rondas Especiais (Rondesp), militares da Rotamo e um helicóptero da PM se deslocaram ao local e perseguiram os acusados que invadiram a residência da moradora Iolanda Carvalho, a que foi destruída pelo fogo. Avisados pelo helicóptero, os militares localizaram e cercaram a residência. Os elementos teriam disparado contra os policiais, desencadeando uma troca de tiros. Na ação, Wendel dos Santos Santana de 17 anos, Lucas Nascimento de Santana de 16 e um terceiro ainda não identificado, foram baleados e levados por militares ao hospital, mas chegaram sem vida.
Ainda assustada com toda a situação, a proprietária do imóvel, mudou-se para casa de parentes. Moradores permanecem trancados em casa, temendo represálias ou uma nova ação policial. A polícia aguarda as apurações da perícia para identificar os autores e circunstâncias do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas