quinta-feira, 2 de julho de 2009

Preso é espancado até a morte em Barreiras

Daniela Pereira

O detento Marivaldo dos Santos Oliveira, 24 anos, conhecido como Nocha, foi espancado, morto e teve o corpo jogado dentro de uma caixa de esgoto no pátio do Complexo Policial de Barreiras. Por volta das 17 horas da última segunda-feira, Marivaldo foi esfaqueado e agredido até a morte por outros presos da unidade, devido a uma cobrança de dívidas de jogo adquiridos dentro da prisão. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Barreiras, a 898 km de Salvador.
De acordo com Carlos Ferro, delegado titular da 11ª Coordenadoria de Polícia do Interior (11ª Coorpin), Marivaldo era considerado de alta periculosidade e tinha inimigos dentro das celas. "Desde a primeira vez que foi preso por roubo, Marivaldo era considerado um dos líderes da cela por praticar torturas com requintes de crueldade com os demais", afirmou o delegado.
Durante o tempo em que cumpriu pena, Nocha adquiriu dívidas com os detentos provenientes de apostas de jogos realizadas dentro da prisão. "Os presos contaram que estavam esperando ele retornar para cobrarem o dinheiro e vingar todas as práticas dele", declarou Ferro. No último dia 26, a vítima foi detida pelo mesmo crime. Usando um espeto, feito com ferro de arames de cadeira, Marivaldo foi espetado em todo o corpo e espancado por vários detentos.
Uma revista foi realizada na unidade, após a morte de Marivaldo, mas nenhum objeto ilícito foi encontrado no interior das celas. Este é o primeiro registro, este ano, de morte em cadeia. A prisão de Barreiras tem capacidade para 28 presos, mas atualmente 96 estão em cárcere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas