quarta-feira, 8 de julho de 2009

Presos fazem rebelião na delegacia da Boca do Rio


Daniela Pereira

Na manhã de ontem, os detentos da 9ª delegacia, no bairro da Boca do Rio se rebelaram e tentaram fugir da unidade prisional. Superlotação e decadência estrutural teriam sido os possíveis motivos que levaram os presos a serrarem as grades e fazer três reféns dentro das celas. Para conter a rebelião, os agentes da 9ª precisaram disparar contra os detentos. Na ação, o preso, Ademir Nascimento Ferreira foi baleado no ombro e socorrido no Hospital Roberto Santos. Dos 39 custodiados na unidade, 30 foram transferidos para outras delegacias.
De acordo com o agente Cândido Albérico, a revolta começou a partir das 2 horas da madrugada. "Nós ouvimos o barulho deles e fomos ver o que estava acontecendo. Quando cheguei à custódia, as grades, as travas e os cadeados estavam serrados e todos já estavam do lado de fora das celas, armados com barras de ferro e facas, puxando o portão de saída. Imediatamente solicitei ajuda, pois eles gritavam muito e seguiam em direção ao corredor", afirmou o policial.
Os presos foram contidos e encaminhados ao pátio da delegacia, mas ainda no pátio, eles quebraram o cadeado e partiram para cima dos policiais. Albérico completa que, os detentos estavam enfurecidos e intencionados à agredir os policiais. "Eles estavam prontos para uma guerra, vieram intencionados a nos atacar. Os ânimos só foram contidos quando um policial atirou para o chão e o estilhaço da bala atingiu o ombro de um deles, poderíamos ter morrido", relatou o agente. Segundo a polícia, a rebelião estava sendo planejada desde a semana passada, quando a unidade teve todas as câmeras de vigilância quebradas pelos detentos. A 9ª delegacia tem capacidade para 18 presos, mas atualmente custodiava 39. Com os presos, os policiais apreenderam facas, canivetes e várias barras de ferro. Após a confusão, uma revista foi realizada nas celas, mas nenhum instrumento foi encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas