quarta-feira, 4 de julho de 2012

Acidente deixa 10 mortos


Rota Policial

Há exatos sete meses do acidente que deixou 36 trabalhadores mortos na BR 116, quando uma carreta e um caminhão baú colidiram na altura do município de Brejões, uma nova tragédia é registrada. Por volta das 5h15 de ontem, 10 pessoas morreram durante colisão envolvendo a van (NTT 6015) e a carreta (GXA 7804).

O acidente ocorreu no Km 590 da BR 324, próximo ao viaduto de Candeias, sentido Salvador. Com o impacto, nove pessoas morreram na hora e sete foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Salvar e Corpo de Bombeiros e levados para hospitais do Subúrbio e Geral do Estado (HGE), onde um deles não resistiu aos ferimentos.

O motivo da tragédia ainda é ignorado, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspeita de falha humana. Assim como no acidente de Brejões, a van não tinha autorização para transportar passageiros, conforme informou a Agerba.


Segundo informações da PRF, o motorista da carreta, Valdeci Luís da Cunha, seguia pela pista direita, quando foi surpreendido pelo impacto, provocado pelo condutor da van.

Após bater na lateral do veículo, a van rodou na pista e colidiu novamente, encaixando a parte direita do veículo, embaixo do contêiner da carreta. Em entrevista à imprensa local, o condutor, Valdeci Luís da Cunha, contou que saiu de Recife em direção a Simões Filho

. “Eu vinha na pista, na velocidade certa, quando ele chegou correndo demais. Eu só vi o impacto. Não sei o que aconteceu”, disse. Moradores de Santo Amaro da Purificação e Saubara, os passageiros seguiam, semanalmente, para Salvador, onde trabalhavam.

De acordo com Mércia Oliveira, chefe do Núcleo de Comunicação da PRF/BA, as características do acidente apontam que o motorista da van, Osvaldo Pirajá Leone, teria dormido e perdido o controle da direção.

“Geralmente nestes horários a pista está molhada, mas diante das marcas de frenagem e dos depoimentos de testemunhas, podemos suspeitar que o condutor do veículo menor, dormiu ao volante”, afirma Oliveira, ressaltando que todos os passageiros dormiam na hora do acidente. Já o motorista da carreta, que tinha placa de Itaúna em (MG) e levava ferro para a empresa Gerdau, sofreu ferimentos leves.

Devido ao impacto da colisão, alguns passageiros foram arremessados para fora do veículo. Além de equipes da Samu, Salvar e Corpo de Bombeiro, a Via Bahia também auxiliou no socorro.  No local, familiares desesperavam-se diante da tragédia.

A todo o momento, parentes e amigos chegavam e tiveram de ser amparados por policiais.
Cinco feridos foram levados para o HGE. Cleber da Paixão dos Santos, 35, Bartolomeu de Jesus Santos, 32, Anailton Oliveira da Silva, 27, e Jackson dos Santos, sofreram ferimentos na cabeça e tronco, mas não correm risco de morte.

Um homem não identificado morreu após dar entrada e Anaílton recebeu alta, por volta das 10 horas. Osvaldo Pirajá Leone e Paulo Guimarães, 54 anos, sofreram ferimentos graves e foram encaminhados para o Hospital do Subúrbio, onde permanecem internados.

No final da manhã de ontem, a PRF divulgou o nome de oito das dez vitimas do acidente. Entre eles estão Jefferson Santos Lopes, 31, Daniel Nery Ferreira, 41, Carlos Maia dos Reis Linhares, 50, Valdemir Miranda do Santos, 42, Everaldo Oliveira dos Reis, 30, Jackson Alves dos Santos, 24, Sergio Pereira dos Santos, 30, e Neilson Santos.

A 9ª vítima que morreu no local e a 10ª do HGE, ainda não foram identificadas. Segundo informações de funcionários do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), familiares de nove dos 10 mortos, realizaram reconhecimento e os corpos devem ser liberados a partir da manhã de hoje.

Até as 8h de ontem, segundo a Via Bahia, os dois veículos envolvidos no acidente permaneciam no local, o que resultou num engarrafamento de mais de 20 km.

Perícias foram realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) nos veículos e no local do acidente. O laudo deve ficar pronto em até 30 dias e a PRF investiga as causas do acidente. Valdeci e os demais sobreviventes devem ser encaminhados à delegacia de Candeias, onde será aberto inquérito policial.

Confira mais na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas