segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tancredo Neves

Apesar de existir áreas de altos índices de violência, o lançamento do Programa Território da Paz no bairro de Tancredo Neves, prestes a completar um ano de execução, vem garantindo tranquilidade para a população. Segundo dados da 11ª delegacia responsável pela área, à redução de crimes em Tancredo Neves apresentou uma média de 30% em relação ao ano passado. Porém, bairros adjacentes como Pernambués, Sussuarana e São Gonçalo do Retiro, continuam difíceis de habitar e moradores reclamam da falta de segurança.
O principal motivo de Tancredo Neves ter sido pioneiro na implantação do Território da Paz foi o reconhecimento como um dos bairros mais perigosos de Salvador. Com o objetivo de aumentar o trabalho ostensivo o programa aumentou o policiamento com o Ronda nos bairros e a polícia comunitária na 23ª Companhia Independe da Polícia Militar (CIPM). O único problema, e o maior deles, é que o projeto não foi estendido. Moradores de áreas vizinhas reclamam da criminalidade e CIPMs como 1ª, 48ª e 82ª, não contam com este investimento.
A geografia danificada e ruas cortadas por becos e vielas proporcionam o surgimento de bocas de fumo e novas disputas por elas. Adailton Adan, delegado titular da 11ª CP, aponta o tráfico de drogas como principal motivador dos crimes ocorridos nos bairros que a delegacia abrange. “Temos um baixo número de crimes contra o patrimônio, pois nossa área não é financeira e a população é de baixa renda. Os maiores problemas são, sem dúvida, os homicídios e os crimes contra a vida, como lesão corporal, agressão e ameaças”, explicou o delegado.
Segundo dados da delegacia, as apreensão e flagrantes, no período de janeiro à maio deste ano, apresentou um amento significativo em relação ao ano passado. Em 2009 houve 51 flagrantes, 48 apreensões a drogas, 83 homicídios e 29 armas apreendidas. Neste ano, o número foi menor apenas em relação aos homicídios e apreensões de drogas. 64, flagrantes, 69 apreensões de drogas, 81 homicídios e 28 armas de fogo foram apreendidas na 11ª delegacia.
Porém, existem locais perigosos com altos índicos de tráfico de drogas como, Arenoso, Buracão e a Baia da Nana, em Engomadeira. Liderados por traficantes de alta periculosidade, a disputa pelas bocas de fumos resultam em morte e pânico para moradores. “Vivemos assustados e nem sempre podemos sair na hora que queremos. Outro dia estava na porta de casa conversando com minha vizinha e de repente ouvi os tiros, entramos correndo para casa. Eram dois traficantes daqui”, lembrou a moradora de Pernambués, Carla Araújo, 29 anos.
O tráfico na região de Pernambués é liderado por dois traficantes, ainda foragidos da policia. Joílson Jesus Silva, mas conhecido como Macaco, e Luciano Silva dos Santos, o Babalu. Ambos disputam o comando do tráfico no bairro e tentam tomar posse das bocas de fumo de Tancredo Neves, comandadas por Carlos Alberto Duarte, o Beto Fuzileiro, sucessivo de Mário Fabrício, morto em confronto. Na última sexta feira, quatro integrantes da quadrilha de Babalu, foram flagranteados com drogas e armas. Cerca de oito traficantes continuam foragidos.
De acordo com Adan, a segurança total dos moradores não depende apenas de Segurança Pública, e sim, de políticas públicas. “É preciso que haja um maior investimento em educação, saneamento básico, empregos e lazer para a comunidade. Assim, não haverá espaço para a criminalidade”, ressaltou.

Um comentário:

  1. Melhorou o que esse bairro? Em nada, em nda mesmo!!! Agora esses pobres miseraveis moradores desse bairro sofrem com vários crimes e a policia q se diz que o bairro está controlado, é pura utopia, delegada sem cultura, e sem preparo...bando de policias incompetentes, vão pro Rio se preparar bandos de mercenários!!!

    ResponderExcluir

Páginas