quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fugidinha

 Saliva do carrapato pode curar o câncer


Apesar de nosso blog ser direcionado aos fatos policiais, é válida a divulgação desta notícia. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Butantã e a Indústria Farmacêutica União Química, moléculas da saliva do carrapato possuem propriedades antitumorais e pode curar o câncer. “A eficácia desta substância em humanos pode oferecer benefícios a milhares de pacientes”, destaca o diretor médico da União Química, Miguel Giudicissi.

A pesquisa, coordenada pela farmacêutica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, teve inicio em 2003 e vai entrar em fase de testes pré-clínicos que comprovam a eficácia e segurança farmacológica, conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A saliva do carrapato possui propriedades tóxicas para células tumorais, sem oferecer risco para as células saudáveis”, explica Ana Marisa.

A patente licenciada pela União Química já foi registrada no Instituto de Propriedade Industrial (INPI), devido ao grande potencial terapêutico da molécula. A pesquisa também está protegida pelo Patent Cooperation Teaty (PCT), e a expectativa é de que o medicamento seja totalmente produzido no Brasil. “Recentemente a pesquisa apresentou excelentes resultados em câncer de pâncreas. Agora é preciso definir os próximos passos com o aval da Anvisa”, acrescenta Giudicissi.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos, sendo responsável por mais de nove mil novos casos anualmente. Dos pacientes que contraem a doença, 75% morrem ainda no primeiro ano de tratamento. Cinco anos após a detecção do tumor, a taxa de mortalidade sobe para 94%.

Na Europa, por exemplo, 60 mil pessoas são diagnosticadas com a doença a cada ano. Embora a incidência do câncer de pâncreas ainda seja considerada baixa, a mesma aumenta a cada ano com o avanço da idade dos indivíduos.

Páginas