quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cuidado com as clonagens


Considerada uma das atividades criminosas mais “rentáveis”, uma vez que a fraude pode não ser descoberta, a clonagem de veículos vem crescendo no Brasil, sendo que a Bahia é o estado recordista de ocorrências, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA).

Apesar de a Lei nº 12.037, de autoria do deputado Gilberto Brito (PR), assegurar mudança de placa para as vítimas, a maioria não consegue resolver a questão por problemas burocráticos. Após constatar clonagem, o proprietário legítimo reúne provas de defesa e o material é submetido à análise na Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador). Enquanto isso as vítimas continuam recebendo multas, perdendo pontos na carteira.

Na maioria dos casos a clonagem, que pode ser total ou parcial, ocorre por encomenda e é realizada por quadrilhas especializadas. Feito o pedido, o ladrão “escolhe” o veículo e uma oficina clandestina confecciona a placa. Além dos proprietários legítimos sofrerem com multas frequentes, ainda podem correr riscos, uma vez que o carro clonado pode ser usado em outras práticas criminosas como assaltos, sequestros e assassinatos.
 
Baseado na lei sancionada pelo governador Jaques Wagner e publicada no Diário Oficial em dezembro de 2010, que “dispõe concessão de nova placa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA), ao proprietário de veículo automotor clonado”, um médico baiano luta para obtenção gratuita de uma nova placa. Através de investigação própria, ocorrida em dois anos, A.L.G. identificou o motorista que usa a placa falsa e entregou o endereço à polícia. Apesar disso, o criminoso circula livremente nas ruas de Periperi, onde reside, e o médico vive atormentado pelas multas, que recebe frequentemente.
 
De acordo com Adão Brandão, coordenador do setor de clonagem do Detran, a Lei 12.037 é exorbitante, pois altera o Código de Trânsito Brasileiro. “Segundo o Código, uma placa de automóvel é igual ao número de uma carteira de identidade e não pode ser alterada”, afirmou. Para obtenção de nova placa, Brandão explica que uma série de documentos precisa ser reunida pela vítima para provar a clonagem. “Se o proprietário receber multa de foto sensor, deve procurar o Detran para identificar qualquer diferença entre os veículos.

Um boletim de ocorrência precisa ser registrado na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos assim como, apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, cópia da CNH, RG e CPF e fotos do veículo em ângulos diferentes”, explicou.
 
O próximo passo é marcar dia e hora para vistoria de clonagem, realizada no Detran. Gerado o laudo identificador do veículo verdadeiro, o proprietário faz um relatório que deve ser anexado aos demais documentos e enviado à Transalvador, onde é submetido à análise de caso.

“Lá, será decidido se o relatório é aceito ou não”, afirma. Caso não seja aceito, o dono do veículo pode recolher, através de liminar judicial, e solicitar a troca da placa.
 
Sobre o caso do médico baiano, Brandão disse que é necessário saber em que situação anda o caso dele. “Geralmente o resultado da análise demora cerca de dois anos”, afirmou. 
 
Bahia lidera o ranking
 
Apesar da falta de dados, a quantidade de motoristas que alegam clonagem de carros é alarmante. Mesmo esquivando-se da divulgação de dados, Adão Brandão afirmou que o recorde baiano nesta prática criminosa, divulgada em 2010, permanece o mesmo.

“Temos muitos carros clonados. Não sei bem quantos carros são por mês, mais acho que cerca de 50. De qualquer forma, não quero arriscar”, disse, ressaltando que este crime não é restrito ao estado. “Existe em todo Brasil. Não é um problema só da Bahia”, afirmou.
 
De acordo com dados policiais, diariamente cerca de três ocorrências nesta modalidade de crime são registradas em Salvador. A Tribuna tentou contato com o titular da DFRV e a Transalvador para obter mais informações, mas não houve êxito.
 
Ainda segundo a polícia, o criminoso flagrado com carro clonado pode ser autuado por crime de estelionato e adulteração de sinal de identificação de veículo automotor.
Publicada: 26/07/2012 05:55| Atualizada: 26/07/2012 05:53 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Fogo destrói restaurante



Daniela Pereira


Um incêndio de grande proporção destruiu completamente o restaurante Coco Bahia, situado na Avenida Professor Magalhães Neto, na Pituba. Segundo relatos da vizinhança, as chamas começaram por volta das 11h30, no lado direito do imóvel. 

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter o fogo, que pode ter sido provocado por uma bituca de cigarro jogada por clientes, durante a madrugada. Apesar da proporção do acidente, ninguém ficou ferido.

Cerca de duas horas de trabalho foram necessárias para debelar as chamas. A fumaça que tomou conta da região assustou moradores do local. “Fiquei apavorada! O fogo também ficou muito alto e eu tive medo que a temperatura estourasse os vidros dos apartamentos”, disse Claudia Maria Braga, moradora de um prédio, situado atrás do restaurante. 


De acordo com Hildete Ramos, primeira pessoa a avistar o fogo e acionar os bombeiros, as chamas espalharam com muita rapidez. “Quando cheguei da janela do meu apartamento, vi o fogo no canto direito. Chamei meu marido e mostrei. Logo constatamos que se tratava de um incêndio e acionei os bombeiros. Fiquei muito preocupada com os pacientes do hospital”, disse a moradora, referindo-se ao Hospital da Bahia, situado próximo ao restaurante.    


O Coco Bahia foi construído em formato de quiosque, com telhados de palhoças, móveis rústicos de madeira e chão de areia batida. Materiais que facilitam a proliferação do fogo. Ainda atônito com o prejuízo, o proprietário do restaurante não quis falar com a imprensa, mas afirmou que o estabelecimento tinha seguro. Os animais (pássaros e patos) que eram criados no local, não resistiram ao fogo. 


Há seis meses empregada no restaurante, a atendente delivery, Ana Maria Carvalho, contou que saiu do local às 02h40 e quando retornou para trabalhar foi surpreendida pelo ocorrido. “Minha mãe me ligou e disse que estava pegando fogo, mas achei que fosse um incêndio em alguma parte isolada.

Não sabia que tudo tinha sido destruído desse jeito”, afirmou a funcionária, sob choros. Em relação as causas do incêndio, Carvalho levantou suspeitas sobre clientes fumantes. “Todos estão afirmando que foi um cliente que jogou um cigarro próximo as palhas, mas ainda não sabemos direito”, suspeito.
Ainda no turno da tarde, frequentadores chegaram ao local para conferir os estragos. De acordo com populares, a demora do Corpo de Bombeiros em atender a solicitação contribuiu para a perda total. “Liguei várias vezes, mas os bombeiros só chegaram após 40 minutos. A sorte foi que muitos vizinhos ajudaram a combater o fogo, usando hidrantes do próprio local”, contou Hildete Ramos.

Após trabalho do Corpo de Bombeiros, uma perícia deve ser realizada no estabelecimento para comprovar as causas do incêndio. O Coco Bahia – Pizzaria e Tapiocaria faz parte de uma rede cearense com unidades em outras três capitais. A de São Paulo, situada em um bairro nobre da cidade, foi inaugurada há três meses e possui quatro andares, divididos em uma área de dois mil metros quadrados.

Onda de incêndios atinge a cidade
Em menos de dois meses, uma onda de incêndio atingiu estabelecimentos e grandes hospitais da cidade. O primeiro deles ocorreu no dia 6 do mês passado, no Hospital São Rafael. Por volta das 20 horas, as chamas foram vistas por funcionários do local, que acionaram o Corpo de Bombeiros.

De acordo com os brigadistas, três viaturas ajudaram no combate às labaredas. As circunstâncias do incidente ainda são desconhecidas. Em nota, a assessoria de comunicação do hospital informou que o foco das chamas teria tido início no almoxarifado da instituição. Apesar de a fumaça ter se alastrado, o fogo ficou restrito à área.

No último dia 11, foi a vez do Hospital das Clínicas. Por volta das 16 horas, o óleo que estava sendo aquecido para abastecer a caldeira vazou gerando vapor, fogo e uma cortina de fumaça que pôde ser vista à distância. Quarenta minutos depois, a situação foi controlada pelos bombeiros e ninguém ficou ferido.

Cinco dias depois, o Instituto do Cacau, Comércio, também foi vitimado pelo fogo. As chamas atingiram o último andar, onde está localizada uma unidade do SAC. Um carro-pipa foi acionado para ajudar o corpo de bombeiros. O prédio de quatro andares foi rapidamente evacuado e não houve feridos. No último dia 17, um incêndio de pequenas proporções atingiu uma das barracas do Mercado do Peixe.
Por fim, na madrugada de ontem, um curto-circuito provocou tumulto no restaurante  Zen, no Rio Vermelho. "O problema aconteceu por conta de um curto-circuito nos cabos que saem do tranformador, em um poste, próximo do estabelecimento. Na casa estavam mais de 350 pessoas, e no momento os seguranças não conseguiram conter algumas que pessoas que foram embora sem pagar", explicou ao Bocão News o proprietário, Augusto Shumacher. Apesar do susto, não houve danos ao patrimônio, nem feridos. 

PM desarticula quadrilha


Ontem(21), às 21h, durante a Operação Intensificação, na localidade conhecida como Tampão, no bairro de Santa Mônica, policias militares da Rondesp/Baía de Todos os Santos, após receberem uma denúncia anônima, prenderam Evandro Leite Sacramento(48), Wilhiam Soares Vitório(22) e Luiz Antônio Ramos dos Santos(18) após serem encontrados com 09 rádios HTs, 01 espingarda calibre 12mm, 12kg de maconha, 14g de cocaína, 02 celulares, 01 colete balístico e 04 capas para coletes.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ator é preso por pedofilia

Daniela Pereira


Mistérios cercam o caso de um ator baiano, 32 anos, denunciado por crime de pedofilia na internet. Apesar de estar preso desde o dia 26 do mês passado no Presídio de Salvador, na última terça-feira, a denúncia do procurador da República André Luiz Batista Neves, foi ajuizada.

O ator baiano foi flagrado compartilhando as imagens ilícitas em casa, no momento em que a polícia estava cumprindo o mandado de busca e apreensão. O acusado confessou que participava da rede de troca de arquivos pornográficos infantil, chamada Gigatribe. O local da prisão e o nome do ator não foram divulgados já que o caso corre sob segredo de justiça, conforme informou o Ministério Público Federal da Bahia (MPF/BA). 

Há seis meses as investigações foram iniciadas. Morador da capital baiana, o acusado armazenava em pastas de arquivos fotos e vídeos ilícitos. O conteúdo explicitava crianças e adolescentes nuas, vídeos de adultos fazendo sexo com crianças e de menores entre si.

Entre os casos, há suspeita de pais que estupraram filhos, assassinato e até mesmo canibalismo. De acordo com a denúncia, entre 12 de dezembro de 2011 e 24 de fevereiro de 2012, a PF do Rio Grande do Sul identificou na rede 97 usuários estrangeiros e 63 brasileiros.

Destes, pelo menos dois acessavam a gigatribe de Salvador, o que desencadeou o desdobramento da ação, originando o inquérito policial 0668/2012. Através do endereço de IP, em janeiro, o acusado foi flagrado compartilhando arquivos pornográficos, de um computador instalado no quarto da casa. 
 
FLAGRANTE - Munidos de mandados de busca e apreensão, os agentes flagraram o denunciado, que confessou o crime, assim como a participação na rede de troca de arquivos. O MPF pediu condenação do ator, baseada no artigo 241-A e 241-B, do Estatuto da Criança e do Adolescente, combinado com o artigo 71, do Código Penal.
 
Em entrevista ao Terra, o chefe da Delegacia de Defesa Institucional da PF do Rio Grande do Sul, responsável por coordenar a investigação, disse que o material encontrado indicava atos de lesão corporal cometida contra crianças, inclusive com extração de pedaços do corpo.
 
A Polícia Federal da Bahia isentou-se de participação no desdobramento do caso e a PF do Rio Grande do Sul, primeira a iniciar as investigações, não se pronunciou.

Presa dupla suspeita de mais de 30 roubos


Dois suspeitos de participação em um esquema de adulteração de veículos roubados, cujos sinais de identificação no chassi, motor e vidros eram alterados para posterior revenda, foram presos em Camaçari.

Joanito dos Santos Bastos, 39 anos, e Deivison de Melo Viana, 18, foram flagrados dentro de um imóvel da Rua Antônio Martins Félix no bairro Parque Verde, Camaçari, quando remarcando as numerações de um Fiat Uno e de um Fiat Strada. A dupla integra uma quadrilha suspeita de roubar mais de 30 veículos em Salvador. 

De acordo com a polícia, no local da prisão foram apreendidos dois veículos, e ferramentas utilizadas na adulteração. Autuados em flagrante por receptação, Joanito e Deivison foram ouvidos no Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), e em seguida transferidos para a 18ª Delegacia, onde permanecem presos à disposição da Justiça.
 
 Três vítimas reconheceram os suspeitos. Dentro dos veículos foram encontrados três livros do curso de Direito e um quarto livro de estudos para concursos públicos. A polícia entrou em contato com o proprietário do veículo, através de número anotado no livro. A vítima contou que teve o veículo tomado de assalto no último dia 29, quando chegava em casa, no bairro do Imbuí.
 
Segundo Cleandro Pimenta, além de autuados por receptação na Delegacia de Camaçari, eles serão indiciados em três inquéritos por roubo. A polícia busca identificar e capturar outros dois integrantes do bando.

Diante das evidências, a polícia suspeita que a quadrilha atuava em regiões próximas a faculdades e universidades. Joanito já tem passagens pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), por receptação e crime de extorsão.

Mais uma casa lotérica é assaltada


Daniela Pereira

O alerta feito pela Tribuna, no último dia 13, sobre investimentos em blindagens de casas lotéricas, como prevenção de assaltos, demonstra a preocupação com o crime no estado. 

Na madrugada de ontem, a Pansorte Serviços, situada na Rua do Cabeça, Largo Dois de Julho, foi assaltada por dois criminosos, que entraram no local arrombando as janelas. O crime permanece sob investigação da 1ª Delegacia, Barris, e até o momento não há pistas dos criminosos. 

De acordo com informações da polícia, os bandidos chegaram ao local por volta da zero hora. Após entrarem no estabelecimento, eles tentaram arrombar o cofre, mas não conseguiram e fugiram levando apenas algumas moedas dos caixas. A quantia não foi divulgada pela polícia, por questão de segurança.
 
Antes tida apenas como casa de jogos e apostas, as casas lotéricas passaram por evolução nos últimos anos e hoje apresenta uma atuação expansiva, com serviços diversos oferecidos aos clientes.

No local é possível pagar contas, sacar benefícios, empréstimos consignados e apostas variadas. A quantidade de transação financeira despertou o interesse dos assaltantes, assim como a necessidade de prevenção dos proprietários.
 
De acordo com Emerson Mendonça, vice-presidente da Câmara de Blindagem Arquitetônica do Brasil, alguns dos recursos utilizados pelos donos de lotéricas não têm sido suficientes para evitar assaltos.

Sistemas de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), agendamento com empresas especializadas no serviço de coleta e transporte de valores e seguranças armados tem sido superados pela blindagem, que já contabiliza um total de mais 20 solicitações, somente este ano em todo estado. 
 
DICAS DE SEGURANÇA
 
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), algumas dicas precisam ser seguidas para garantia da segurança nas casas lotéricas. Entre as principais recomenda-se jamais ter armas nos estabelecimentos, pois elas aumentam o fator de risco.

Assim como em qualquer tipo de assalto não é aconselhável a reação à ação. Quantidades maiores de dinheiro devem ser removidas dos caixas, assim como não se deve fornecer informações por telefone que comprometam a segurança da lotérica, tais como: destino do proprietário, valores disponíveis, número de funcionários.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Garota de programa morta a facadas no Subúrbio


Daniela Pereira

Na madrugada de ontem, Luciana Bispo Moura, 45 anos, foi esfaqueada no pescoço e clavícula, por um homem ainda desconhecido pela polícia. O crime ocorreu por volta das 03h30 na Rua Ambrósio Calmon, bairro de Periperi. Frequentadores do local afirmam que a vítima atuava como garota de programa na região da feira do bairro.

De acordo com informações do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Luciana, mais conhecida na região como ‘Branca’, foi socorrida por uma testemunha para o Hospital do Subúrbio, mas morreu antes de dar entrada na unidade de saúde. A autoria do crime ainda é desconhecida, mas a polícia suspeita de vingança motivada por desentendimentos.
 
O corpo de "Branca" foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve ser submetido à perícia. A polícia aguarda comparecimento de familiares ao local para liberação do corpo e contribuição de depoimentos que podem ajudar na elucidação do crime.
 
noite violenta - Além deste caso, a Central de Polícia (Centel) ainda registrou um assassinato ocorrido na Rua Piauí, no Beiru. Por volta das 09h44 o corpo de um homem, sem qualquer tipo de identificação, foi encontrado no local. Na Região Metropolitana de Salvador, um jovem de 18 anos foi morto a tiros no município de Camaçari, em Barra do Jacuípe. De acordo com a Central de Polícia, Jilvano de Jesus Santos foi atingido por diversos disparos de arma de fogo por volta das 23h30 do último sábado. O crime aconteceu na Rua Massaranduba, no Loteamento Maria Mangaba. A 18ª Delegacia investiga o caso.

Jovem é libertada de cárcere em hotel

Daniela Pereira

Após manter uma jovem de 23 anos em cárcere privado em um quarto de hotel no bairro da Barroquinha, Joel Santana de Sá foi preso pela Polícia Militar e levado à Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).

Em depoimento, a vítima, Manuela Alves Queiroz, contou que saiu do município de Itambé, localizado a 566 km de Salvador, atraída por uma proposta de emprego, feita por Joel. No local do flagrante, a polícia apreendeu objetos de sex shop, remédios tarja preta e uma carteira da Polícia Federal e do Grupo Tático de Inteligência.

De acordo com informações da PM, após dias impedida de sair do quarto, Manuela conseguiu enviar uma mensagem de celular para a polícia, pedindo ajuda. Militares do 18º Batalhão / Centro Histórico, cercaram o local e resgataram a jovem. O caso foi registrado na Deltur, onde o acusado permanece preso.
 
A polícia ainda não informou se a jovem foi agredida. Um processo contra Joel foi aberto e, se condenado, pode responder por falsidade ideológica e cárcere privado. Após passar por exames médicos, Manuela retorna à cidade natal.
 
DesAPARECIDA – Na cidade de Teixeira de Freitas, uma adolescente de 13 anos está desaparecida desde o último dia 6, após sair ao encontro de um homem, identificado apenas como Gean. Ela teria conhecido o suspeito através da internet. Devido à falta de notícias, a família registrou queixa na delegacia da cidade e o caso segue sob investigação coordenada pela delegada Kátia Guimarães, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o paradeiro da garota.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Caminhoneiro é preso por suborno


PRFs da Delegacia de Simões Filho prenderam  na tarde de ontem na BR 324 um caminhoneiro pelo crime de corrupção ativa. Durante ronda no Km 615, sentido Salvador, os policiais abordaram um caminhão com placa de Santa Catarina e, durante a revista, constataram que o condutor realizava o transporte irregular de duas pessoas no compartimento de carga do veículo. Para não ser autuado, o caminhoneiro de 56 anos ofereceu aos policiais a quantia de R$ 50,00.

Diante do fato, o caminhoneiro foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Judiciária onde responderá pela infração do Art. 333 do Código Penal Brasileiro que prevê pena de 2 a 12 anos de prisão e multa.
No início da semana um outro condutor havia sido preso pelo mesmo crime em Senhor do Bonfim. O crime ocorreu na manhã da segunda-feira (02/07), ao fazer a fiscalização de um GM/Corsa no Km 134 da BR 407 os policiais foram surpreendidos pelo condutor que ofereceu R$ 20,00 para não ser autuado, pois estava com a CNH vencida. Assim como o caminhoneiro, o motorista foi detido em flagrante e encaminhado à DEPOL local.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Veículo era clandestino

Através de nota divulgada à imprensa, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) afirmou que a van não tinha autorização para transportar os trabalhadores.

O veículo pertencia à Cootransul, que também já teve alguns carros apreendidos e autuados por realizar transporte clandestino. Ainda segundo informações da polícia, o veículo circulava de Saubara a Salvador todas as semanas e costumava sair do município às 4h30, levando passageiros que geralmente não conseguiam passagens em ônibus regulares.

De acordo com a Agerba, a van estava com a vistoria vencida, desde o dia 30 de setembro do ano passado. O dono do veículo tentou fazer vistoria, mas não conseguiu, já que o veículo não tinha os requisitos para realizar transporte público.

Registrado em nome de Osvaldo Pirajá Leoni, a van teve o pedido de renovação da vistoria negado porque não foi apresentado o comprovante de fretamento junto a uma prefeitura ou empresa para a realização do transporte de passageiros, segundo explicou o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa.

A dor de familiares no HGE e IML


Tanto na entrada do HGE como no IML o cenário de desespero era o mesmo. A dor de familiares em busca de notícias movimentou os locais. A esposa de Cléber chegou à unidade de saúde amparada pelos parentes. Afirmando ter pressentido o acidente ela ligou para o marido, mas alguém atendeu ao telefone e a informou sobre o acidente.

“Eu entrei em desespero. Fui até o local e fiquei chocada em ver aquela cena. Vários corpos mutilados, meu Deus! Quando soube que meu esposo estava vivo só fiz agradecer a Deus e lamentar pelas mortes.

Cléber disse que nunca usou o cinto de segurança, mas que ontem ele resolveu usar e foi o cinto que salvou a sua vida”, desabafou Lucinéia da Paixão Santos, esposa de Cléber.

Cléber trabalha numa construtora e voltava de Saubara, após visitar parentes. Aos familiares, ele teria afirmado que não se lembrava do acidente, apenas recordou o barulho da colisão e os gritos dos passageiros, projetados para fora do veículo.

Ainda no período da tarde, os parentes continuavam aguardando alta médica dos feridos. Ainda abalado com a tragédia, João Alves dos Santos, tio de Jackson dos Santos, aguardava ansioso por notícias do jovem. “Só sei que ele está na sala de cirurgia, mas nada”, disse.

Posicionada na entrada de emergência da unidade, a mãe de Bartolomeu de Jesus, contou como soube do acidente.

“Estava em casa, quando ouvi dois vizinhos comentando sobre a ‘batida’. Em seguida, ele me contou tudo e disse que meu filho estava bem. Acompanhei tudo pela televisão, mas de qualquer forma levei um susto horrível”, contou afirmando estar aliviada pelo estado do filho, porém continua em oração pelas vítimas fatais.

“Sofri pelo meu e pelos das minhas vizinhas. Todos trabalhavam, praticamente, juntos. É um sofrimento grande”, disse. No IML, a movimentação era semelhante, porém a esperança de boa notícia, já não existia.

“Estamos muito nervosos, em busca de documentação para liberar o corpo. Ficamos sabendo de tudo pelo rádio. É uma tristeza imensa”, afirmou Círio Machado, cunhado de Carlos Maia dos Reis Linhares, 50, morto no local do acidente. A vítima, que só voltava para Saubara nos finais de semana, deixou esposa e dois filhos, menores de idade.

Confira mais na próxima postagem.

Acidente deixa 10 mortos


Rota Policial

Há exatos sete meses do acidente que deixou 36 trabalhadores mortos na BR 116, quando uma carreta e um caminhão baú colidiram na altura do município de Brejões, uma nova tragédia é registrada. Por volta das 5h15 de ontem, 10 pessoas morreram durante colisão envolvendo a van (NTT 6015) e a carreta (GXA 7804).

O acidente ocorreu no Km 590 da BR 324, próximo ao viaduto de Candeias, sentido Salvador. Com o impacto, nove pessoas morreram na hora e sete foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Salvar e Corpo de Bombeiros e levados para hospitais do Subúrbio e Geral do Estado (HGE), onde um deles não resistiu aos ferimentos.

O motivo da tragédia ainda é ignorado, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspeita de falha humana. Assim como no acidente de Brejões, a van não tinha autorização para transportar passageiros, conforme informou a Agerba.


Segundo informações da PRF, o motorista da carreta, Valdeci Luís da Cunha, seguia pela pista direita, quando foi surpreendido pelo impacto, provocado pelo condutor da van.

Após bater na lateral do veículo, a van rodou na pista e colidiu novamente, encaixando a parte direita do veículo, embaixo do contêiner da carreta. Em entrevista à imprensa local, o condutor, Valdeci Luís da Cunha, contou que saiu de Recife em direção a Simões Filho

. “Eu vinha na pista, na velocidade certa, quando ele chegou correndo demais. Eu só vi o impacto. Não sei o que aconteceu”, disse. Moradores de Santo Amaro da Purificação e Saubara, os passageiros seguiam, semanalmente, para Salvador, onde trabalhavam.

De acordo com Mércia Oliveira, chefe do Núcleo de Comunicação da PRF/BA, as características do acidente apontam que o motorista da van, Osvaldo Pirajá Leone, teria dormido e perdido o controle da direção.

“Geralmente nestes horários a pista está molhada, mas diante das marcas de frenagem e dos depoimentos de testemunhas, podemos suspeitar que o condutor do veículo menor, dormiu ao volante”, afirma Oliveira, ressaltando que todos os passageiros dormiam na hora do acidente. Já o motorista da carreta, que tinha placa de Itaúna em (MG) e levava ferro para a empresa Gerdau, sofreu ferimentos leves.

Devido ao impacto da colisão, alguns passageiros foram arremessados para fora do veículo. Além de equipes da Samu, Salvar e Corpo de Bombeiro, a Via Bahia também auxiliou no socorro.  No local, familiares desesperavam-se diante da tragédia.

A todo o momento, parentes e amigos chegavam e tiveram de ser amparados por policiais.
Cinco feridos foram levados para o HGE. Cleber da Paixão dos Santos, 35, Bartolomeu de Jesus Santos, 32, Anailton Oliveira da Silva, 27, e Jackson dos Santos, sofreram ferimentos na cabeça e tronco, mas não correm risco de morte.

Um homem não identificado morreu após dar entrada e Anaílton recebeu alta, por volta das 10 horas. Osvaldo Pirajá Leone e Paulo Guimarães, 54 anos, sofreram ferimentos graves e foram encaminhados para o Hospital do Subúrbio, onde permanecem internados.

No final da manhã de ontem, a PRF divulgou o nome de oito das dez vitimas do acidente. Entre eles estão Jefferson Santos Lopes, 31, Daniel Nery Ferreira, 41, Carlos Maia dos Reis Linhares, 50, Valdemir Miranda do Santos, 42, Everaldo Oliveira dos Reis, 30, Jackson Alves dos Santos, 24, Sergio Pereira dos Santos, 30, e Neilson Santos.

A 9ª vítima que morreu no local e a 10ª do HGE, ainda não foram identificadas. Segundo informações de funcionários do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), familiares de nove dos 10 mortos, realizaram reconhecimento e os corpos devem ser liberados a partir da manhã de hoje.

Até as 8h de ontem, segundo a Via Bahia, os dois veículos envolvidos no acidente permaneciam no local, o que resultou num engarrafamento de mais de 20 km.

Perícias foram realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) nos veículos e no local do acidente. O laudo deve ficar pronto em até 30 dias e a PRF investiga as causas do acidente. Valdeci e os demais sobreviventes devem ser encaminhados à delegacia de Candeias, onde será aberto inquérito policial.

Confira mais na próxima postagem.

Páginas